Idioma Português    Idioma Inglês    

A infraestrutura disponível no LTAD foi construída mediante parcerias com a iniciativa privada e através do desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Desta forma, pôde-se reunir uma moderna infraestrutura voltada para as linhas de atuação mencionadas.

Dentre as principais facilidades disponíveis, destacam-se: completa infraestrutura para preparação de amostras metalográficas; microscópio eletrônico de varredura de alta resolução; microdurômetros; flow loops para ensaios de corrosão-erosão; interferômetro laser; macroindentadores portáteis; micro e macroesclerômetros; oficina mecânica de apoio e tribômetros diversos.

O LTAD está credenciado junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo) para conduzir suas atividades de P&D em diversas linhas de desenvolvimento tecnológico. O LTAD tem como principais parceiros empresas do setor de óleo e gás e seus fornecedores, destacando-se aqui a parceria com a Petrobras, bem como parcerias com outras instituições públicas de pesquisa, dentre elas a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O LTAD tem contado com o apoio financeiro das agências governamentais de fomento, tais como a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia), FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Além disto, em Março de 2016, a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC) da Universidade Federal de Uberlândia foi oficializada como unidade da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) (www.embrapii.org.br). A Embrapii busca estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica, potencializando a força competitiva das empresas instaladas no Brasil.